O secretário de estado da juventude, cultura, esporte e lazer de Rondônia (Sejucel), Paulo Higo Ferreira, foi eleito vice-presidente regional Norte do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, durante a eleição da nova diretoria realizada na quinta-feira, 8 de maio, em formato online, com a participação de 23 representantes estaduais. A nova composição atuará no biênio 2025-2026.
Além de Paulo Higo, compõem a diretoria a secretária de cultura e economia criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, eleita presidenta do Fórum; a secretária Úrsula Vidal (PA), como secretária-geral; e os demais vice-presidentes regionais: Fabrício Noronha (ES) pelo Sudeste, Jan Moura (MT) pelo Centro-Oeste, Valadares Filho (SE) pelo Nordeste e Luciana Casagrande (PR) pelo Sul. Os conselheiros fiscais titulares eleitos foram Marília Marton (SP), Pedro Santos (PB) e Cacau de Paula (PE).
Para o secretário Paulo Higo, a eleição representa o fortalecimento da presença de Rondônia no cenário nacional da cultura: “Assumir a vice-presidência do Fórum é um reconhecimento do trabalho que Rondônia vem desenvolvendo. Temos atuado com responsabilidade, diálogo e compromisso com a valorização da cultura em todos os seus territórios, e essa nova função amplia nossa capacidade de articulação e cooperação com outros estados e com o governo federal”.
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é uma instância de articulação entre os entes federados, com papel central na formulação e acompanhamento das políticas culturais no Brasil. Sob a presidência anterior de Fabrício Noronha (ES), o colegiado se consolidou como força ativa na aprovação de marcos regulatórios como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Lei Paulo Gustavo (LPG), além de inaugurar sua sede em Brasília e promover encontros nacionais de gestores culturais.