Rondonienses são os que mais se casam e também os que mais se divorciam no Brasil, diz IBGE

Os rondonienses foram os que mais se casaram no Brasil em 2023, segundo as Estatísticas de Registro Civil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16). No entanto, os casais também foram os que mais se divorciaram no país no mesmo período.

Em 2023, Rondônia registrou 13.217 casamentos civis, o que representa uma queda de 5,9% em comparação com 2022, quando foram contabilizadas 14.044 uniões. A redução acompanha uma tendência observada em grande parte do país, especialmente na Região Norte, que também apresentou retração no total de casamentos civis.

Apesar da diminuição, Rondônia se destacou nacionalmente por registrar a maior taxa de nupcialidade do Brasil: 9,1 casamentos por mil habitantes com 15 anos ou mais. Isso indica que, proporcionalmente, é o estado onde mais se oficializam uniões.

Já a taxa de divórcios — que considera o número de separações para cada 1 mil pessoas com 20 anos ou mais — foi de 5%. Isso significa que para cada 100 adultos, 5 passaram por um divórcio no ano.

Em todo o Brasil, 940.799 casamentos foram registrados em 2023, o que representa uma redução de 3% em relação ao ano anterior, quando pouco mais de 910 mil pessoas se casaram.

Ainda segundo dados do IBGE, o número de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo cresceu 1,6% no Brasil em 2023. As uniões entre mulheres representaram a maior parte dos registros: 62,7% do total.

A pesquisa aponta que em todo o país, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo é o maior desde o início da série histórica, em 2013.

Compartilhe:

Edit Template

© 2025 – Todos os direitos reservados