A rondoniense Khrystma Siberth, de 23 anos, conquistou pela primeira vez para o Brasil o título de Miss Progress International, na 10ª edição do concurso internacional realizado em Santa Maria di Leuca, na região da Puglia, sul da Itália. O evento aconteceu entre os dias 25 de maio e 3 de junho, com a final na noite do dia 1º de junho no Messapia Hotel & Resort. Khrystma destacou-se entre representantes de diversos países com o projeto Águaí, que venceu a categoria Saúde e lhe garantiu o título máximo da competição.
O Miss Progress International é um certame voltado à promoção de projetos sociais com impacto nas áreas de saúde, direitos humanos e meio ambiente. A proposta de Khrystma utiliza sementes descartadas de açaí para produzir carvão ativado e filtros sustentáveis, beneficiando comunidades como a Vila Princesa, em Porto Velho (RO), onde a falta de água potável compromete a saúde de famílias e crianças. A jovem também atuou em parceria com o Instituto MOCAM, do qual é embaixadora.
“Estou me sentindo nas nuvens, sorrindo o tempo todo”, declarou Khrystma após a coroação. Como parte da premiação, ela receberá 5 mil euros (equivalente a cerca de R$ 29 mil) para implementar o projeto Águaí na comunidade atendida.
Nascida na Amazônia brasileira, Khrystma é formada em Relações Internacionais, com pós-graduação em Diplomacia e Idiomas. Fala fluentemente português, inglês e espanhol, além de estudar outras cinco línguas. Com histórico de engajamento social, é também pianista, cantora e bailarina, tendo transformado os concursos de beleza em plataformas de propósito e transformação.