Uma ideia criativa e sustentável chamou a atenção de milhares de internautas: a família de Camila Honorório, moradora de São Miguel do Guaporé (RO), decidiu transformar o quintal de casa em uma ilha particular. A proposta surgiu inicialmente como a construção de uma represa para momentos de lazer, mas o respeito à natureza levou o projeto por outro caminho. O resultado viralizou nas redes sociais após Camila divulgar vídeos mostrando o cotidiano no “paraíso particular”.
O terreno da família já possuía áreas alagadas e coqueiros plantados. Para preservar as árvores, os pais de Camila optaram por escavar o entorno dos coqueiros, criando assim a formação da ilha. “Nosso terreno era uma área já alagada, portanto os coqueiros que estão no meio da ilha já existiam. Meus pais não quiseram derrubar essas árvores e acabar causando uma degradação maior. No caso, a solução foi escavar ao redor das árvores, e surgiu assim a ilha”, contou a jovem ao g1.
Apesar da repercussão nas redes sociais e da curiosidade de internautas de todo o Brasil, a ilha permanece, por enquanto, como um espaço reservado para encontros familiares. “Geralmente aos finais de semana é costume a família se reunir pra fazer o famoso almoço de domingo e aproveitar pra se refrescar nesses dias quentes. Também alguns vizinhos e amigos da família aparecem pra aproveitar um momento de lazer”, disse Camila.
A construção teve início com a contratação de uma empresa de máquinas, que escavou a represa em dois dias. Desde então, a modelagem e o paisagismo vêm sendo feitos gradualmente pelos próprios familiares. “Como não foi um projeto premeditado, e sim uma série de acontecimentos e cedência à natureza, não gastamos um valor específico, mas em média, em mais de um ano de trabalho, foi gasto entre 100.000 a 150.000 (cem mil a cento e cinquenta mil reais)”, revelou.
Conhecida na região, a ilha improvisada pode ganhar novos rumos em breve. Segundo Camila, a família está desenvolvendo um projeto para transformar o espaço em uma pousada, aproveitando o encanto natural do local e a visibilidade conquistada nas redes sociais.