O tradicional desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, em Porto Velho, será realizado no próximo domingo, a partir das 8h, e traz novidades importantes para a população. A principal mudança é a transferência do evento para a Avenida Santos Dumont, em um espaço ampliado de 940 metros de extensão, que permitirá mais conforto, segurança e melhor organização para os participantes e visitantes.
Promovido pelo Governo de Rondônia, sob a coordenação da Casa Militar da Governadoria (Casa Militar), o evento terá nova estrutura de arquibancadas com capacidade para mais de 1,8 mil pessoas, incluindo áreas reservadas para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também estarão disponíveis banheiros móveis e amplo estacionamento, medidas planejadas para facilitar o acesso e a permanência do público.
De acordo com o governador Marcos Rocha, a mudança reflete o compromisso do Estado em valorizar a data e proporcionar uma experiência melhor aos cidadãos. “Proporcionar mais conforto e segurança aos participantes promove o espírito cívico e a cultura, incentivando todos a celebrar com alegria esta data tão importante para Rondônia e para o Brasil”, destacou.
Apresentações
O desfile contará com a participação de forças armadas, entidades militares e instituições de ensino. Entre as novidades, estão confirmadas apresentações de 13 escolas estaduais com fanfarras e a participação de alunos do Programa Educacional Polícia Militar Mirim (Proepm).
Outro destaque será o tradicional sobrevoo, que nesta edição passa a ser realizado por aeronaves das forças de segurança do Estado, simbolizando patriotismo e união. Também participarão do evento um grupo de motociclistas da Capital e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mudanças no Trânsito
Para garantir o bom andamento do desfile e a mobilidade na região, haverá alterações no fluxo de veículos. A Avenida Governador Jorge Teixeira terá ajustes no trecho entre a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e o local do evento. Já a Rua Projetada, no bairro Nova Esperança, será destinada exclusivamente a credenciados que acessarem pela Avenida Rio Madeira.
Segundo o ajudante de ordens da Casa Militar, major PM José Cisne, as medidas foram pensadas para dar fluidez e segurança. “O novo trajeto e as restrições de trânsito foram planejados visando a segurança de todos, evitando aglomerações desnecessárias e garantindo o acesso organizado das autoridades e participantes”, explicou.