A Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), realiza nos dias terça-feira (15) e quarta-feira (16) de julho a 4ª edição da Campanha de Doação de Sangue. A ação será realizada das 8h às 12h, na Escola de Governo, localizada no térreo do Edifício Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
Durante os dois dias de campanha, equipes da Fhemeron estarão no local para realizar o cadastro dos voluntários e todos os procedimentos necessários para a doação. A expectativa é ampliar a participação do público e aumentar em 20% o número de bolsas coletadas em comparação com as edições anteriores.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos oito horas na noite anterior, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos antes da doação, manter boa hidratação, não fumar nas duas horas que antecedem o procedimento e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.
A Fhemeron também orienta que os voluntários observem os critérios e impedimentos temporários e permanentes para a doação. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias, enquanto mulheres podem doar até três vezes por ano, respeitando o intervalo mínimo de 90 dias.
Na edição realizada em 2024, a campanha contabilizou 126 cadastros de voluntários e resultou na coleta de 79 bolsas de sangue, contribuindo para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões, tratamentos contínuos e procedimentos cirúrgicos.
