Na manhã desta terça-feira (17), a BR-364 foi novamente bloqueada por produtores rurais, desta vez na altura do km 563, próximo ao trevo de acesso ao município de Cujubim, em Rondônia. A interdição total foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou não haver previsão para a liberação completa da via.
Esta é a segunda vez, em uma semana, que o mesmo trecho é bloqueado. O primeiro protesto ocorreu no dia 10 de junho, com os mesmos motivos. A manifestação é organizada pela Associação dos Produtores Rurais Independentes da Amazônia e tem como principais reivindicações a revogação do decreto que criou a Estação Ecológica Soldado da Borracha, a definição do zoneamento socioeconômico e ambiental na área do setor Manóa, que inclui as glebas Jacundá e Rio Preto, a emissão de parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas ao Ministério Público, e a liberação das Guias de Trânsito Animal (GTA), entre outros pontos.
De acordo com a PRF, não há previsão de término para a interdição. A corporação informou que segue em negociação com os manifestantes para tentar liberar a passagem de veículos de forma intercalada. Veículos de emergência, transporte de carga perecível e de animais vivos estão com passagem liberada.
Na semana passada, após o primeiro bloqueio, uma reunião foi realizada entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, resultando na criação de um grupo de trabalho para buscar alternativas jurídicas e administrativas que garantam segurança jurídica às comunidades tradicionais nas áreas em disputa, sem prejudicar os princípios da conservação ambiental. A nova interdição, no entanto, ocorre devido à insatisfação dos manifestantes com a falta de avanços nas negociações. A PRF recomenda que os motoristas evitem o trecho afetado e continuará monitorando a situação, emitindo novas atualizações conforme necessário.